Aromaterapia é a arte de reequilibrar corpo, mente e emoções através da aplicação de óleos essenciais.
A aromaterapia consiste em um tratamento natural que faz uso da inalação, massagem, fricção, compressas e banhos como formas de absorção dos óleos essenciais.
As principais funções de terapia dos aromas são: olfativa e pela absorção da pele.
Função Olfativa
O sentido do olfato é muito apurado,age principalmente no subconsciente, muitas vezes passando desapercebido.
Os nervos olfativos são diretamente ligados ao sistema límbico, que é a parte do cérebro responsável pelos impulsos primitivos de sexo, sede e fome.
Quando nosso olfato é estimulado, envia sinais elétricos para a região do sistema límbico afetando diretamente o comportamento dos sistemas digestivo e sexual, e o comportamento emocional.
Segundo Sigmund Freud, uma fragrância é capaz de ativar as sensações mais profundas como a felicidade, o amor ... etc. O cheiro está diretamente ligado à memória de fato, as lembranças olfativas são muito precisas.
Absorção da pele
Ao aplicar os óleos essenciais na pele (nunca puros), os mesmos se difundem através da penetração no interior dos tecidos e do sistema circulatório.
Essa abordagem nos permite tratar órgãos específicos ou chegar mais próximo possível do local onde haja necessidade de aplicação.
A Aromaterapia é um tratamento holístico, podendo auxiliar no combate a uma grande variedade de desequilíbrios físicos e emocionais de saúde, não apenas relacionados ao stress mas também aos problemas musculares, respiratórios, circulatórios, digestivos, dermatológicos e certas doenças crônicas, pois embora alivie os sintomas, preocupa-se principalmente em curar a causa que leva ao distúrbio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe conosco